quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O NOVO GIGANTE DO MARES - CMA CGM MARCO PÓLO


A companhia CMA CGM lançou o maior navio porta-container em termos de capacidade nominal: 16.020 TEUs, em torno de 16.000 contêineres de 20'. CMA CGM Marco Pólo, quebra o recorde da classe “Maersk E’, sendo este mais um marco para a indústria de transporte de contêineres.
Ela é o primeiro de três navios irmãs originalmente encomendados no DSME (Daewoo aka) como navios de 13.830 TEUs em julho de 2007 dentro de um programa de oito navios (da classe Christophe Colomb).
As entregas das últimas três unidades foram adiadas por dois anos devido à crise econômica mundial. O projeto foi então ampliado para 16.020 TEUs no início de 2011, com base em um projeto de inclusão de mais duas Bays de 40′ (12 metros) e uma Row (coluna de containers). Ele irá se juntar ao serviço ‘Oriente Médio-Europa FAL 1′ da  CMA CGM, onde a UASC e a MSC são parceiros.
Ele manterá este recorde de capacidade nominal até Junho de 2013, quando o primeiro da classe “Maersk EEE’ com uma capacidade nominal de 18.270 TEU será entregue (previsão).
Com 395 m de comprimento e 53,6 m de largura, a CMA CGM MARCO POLO tem um comprimento comparável aos navios da classe “Maersk E’ e uma row a menos (mais estreito). No entanto, sua superestrutura é localizada mais a vante. O que lhe permite empilhar camadas/alturas adicionais (tiers) de containers no convés, alcançando 470 TEU mais do que os Classe “E”.
Esses navios serão entregues em um momento em que a indústria ainda enfrenta significativa pressão por excesso de oferta. Em 2015, 16 companhias irão operar navios acima de 12.000 TEUs, em comparação com nove operadoras atualmente. Isto irá definir o estágio para uma intensificação da competição entre as principais operadoras.

Fonte: Guia Marítimo

Nenhum comentário: