OLÁ!!! Como prometido!
AFRETAMENTO> entende-se por afretamento o ato de contratar uma embarcação para prestar um determinado serviço mediante uma remuneração, tendo como base um contrato de afretamento.
Charter Parties - É como são chamados os contratos de afretamento de navios.
A expressão Charter Party deriva-se do latim medieval "carta partida", fortalecendo a crença de que, na antiguidade, um único documento de embarque era preparado e esse documento depois de assinado e testemunhado era partido em dois, rasgado em duas partes; uma ficava com o comandante do navio e a outra parte com o embarcador. No porto de descarga a liberação da carga era feita a partir do momento em que as duas partes do documento voltavam a compor um único documento.
Outra curiosidade é que existem tantas siglas, abreveaturas porque na êpoca era feito a negociação via Telex, então tinha que reduzir ao máximo o número de caracteres. Por isso até hoje existem tantas siglas.
FRETADOR> É aquele que oferece o navio para ser ultilizado. Ele pode ser o propietário ou operador do navio (armador).
AFRETADOR> É aquele que contrata os serviços do navio ou o transporte de determinada carga.
GESTÃO NÁUTICA> É a gestão do navio no que diz respeito, a navegação, segurança, administração da tripulação, suprimentos e reparos do navio.
GESTÃO COMERCIAL> É a administração do uso comercial da operação do navio. Compreende fretes, contratos de afretamento. Aquele que estiver gerindo comercialmente o navio é também responsável por todas as taxas e ônus gerado pelo emprego comercial.
Abaixo vou listar algumas noções básicas sobre afretamento de navios.
Esse mundo do Ship é fascinante, espero que gostem!
AFRETAMENTO> entende-se por afretamento o ato de contratar uma embarcação para prestar um determinado serviço mediante uma remuneração, tendo como base um contrato de afretamento.
Charter Parties - É como são chamados os contratos de afretamento de navios.
A expressão Charter Party deriva-se do latim medieval "carta partida", fortalecendo a crença de que, na antiguidade, um único documento de embarque era preparado e esse documento depois de assinado e testemunhado era partido em dois, rasgado em duas partes; uma ficava com o comandante do navio e a outra parte com o embarcador. No porto de descarga a liberação da carga era feita a partir do momento em que as duas partes do documento voltavam a compor um único documento.
Outra curiosidade é que existem tantas siglas, abreveaturas porque na êpoca era feito a negociação via Telex, então tinha que reduzir ao máximo o número de caracteres. Por isso até hoje existem tantas siglas.
FRETADOR> É aquele que oferece o navio para ser ultilizado. Ele pode ser o propietário ou operador do navio (armador).
AFRETADOR> É aquele que contrata os serviços do navio ou o transporte de determinada carga.
GESTÃO NÁUTICA> É a gestão do navio no que diz respeito, a navegação, segurança, administração da tripulação, suprimentos e reparos do navio.
GESTÃO COMERCIAL> É a administração do uso comercial da operação do navio. Compreende fretes, contratos de afretamento. Aquele que estiver gerindo comercialmente o navio é também responsável por todas as taxas e ônus gerado pelo emprego comercial.
TIPOS DE CONTRATOS:
Bareboat Charter Party
Contrato de Afretamento a Casco Nu
Nesse tipo especial de contrato consiste em um acordo através do qual o Afretador assume a posse e o controle de um navio, por um determinado período de tempo, contra o pagamento(aluguel) devida ao armador. Nesse contrato o armador tem a obrigação de ceder o navio, todas as obrigações tais como, tripular, administrar e manter as condições de navegabilidade, ficam sob responsabilidade do afretador. É conhecido como afretamento a casco nu.
Voyage Charter Party- VCP
Contrato de Afretamento por Viagem
É o contrato de Afretamento para uma única viagem.
Time Charter Party-TCP
Contrato de Afretamento por Tempo
É utilizado quando existe por parte daquele que afreta uma certeza da necessidade de transporte por um determinado período de tempo.
Contract Of Afreightment-COA
Contrato de Transporte
É feito em cima da carga, sempre são cargas de grande quantidades, envolvendo o emprego de vários navios no transporte. O contrato não é em cima dos navios e sim da carga.
Contrato de Afretamento a Casco Nu
Nesse tipo especial de contrato consiste em um acordo através do qual o Afretador assume a posse e o controle de um navio, por um determinado período de tempo, contra o pagamento(aluguel) devida ao armador. Nesse contrato o armador tem a obrigação de ceder o navio, todas as obrigações tais como, tripular, administrar e manter as condições de navegabilidade, ficam sob responsabilidade do afretador. É conhecido como afretamento a casco nu.
Voyage Charter Party- VCP
Contrato de Afretamento por Viagem
É o contrato de Afretamento para uma única viagem.
Time Charter Party-TCP
Contrato de Afretamento por Tempo
É utilizado quando existe por parte daquele que afreta uma certeza da necessidade de transporte por um determinado período de tempo.
Contract Of Afreightment-COA
Contrato de Transporte
É feito em cima da carga, sempre são cargas de grande quantidades, envolvendo o emprego de vários navios no transporte. O contrato não é em cima dos navios e sim da carga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário