Laytime - Tempo ultilizado pelo afretador para operar um navio em carga e descarga.
Somente ocorre nas modalidades VCP e COA. Pois os afretamentos de Time Charter Party TCP não conta Laytime/Sobreestadia devido ao tempo que ele fica em poder do afretador, que detém a sua gestão comercial.
Sobreestadia- Tempo a maior que a estadia permitida.
Laytime Allowed- Estadia permitida
Laytime Used- Estadia ultilizada
Despatch Money - Tempo ultilizado a menor que a estadia permitida. (Se previsto no contrato de afretamento). Petroleiros não ultilizam Despatch Money.
É super importante em contratos de afretamentos as claúsulas que norteiam o Laytime, existem claúsulas de sobreestadia que são formadas por abreviaturas que devem ficar claras na hora do fechamento do contrato.
Algumas excluem ou incluem: Sábados, domingos, feriados, mau tempo, etc.
Relacionei alguns termos de estadia, usados em contratos
SHINC- Saturday or Sunday Holidays included
FHEX- Fridays and/or Holidays Excluded
FHINC- Fridays and/or Holidays Included
SHEX- Sundays and/or Holidays Excluded
FIO -Free In and Out
A contagem dos dias de demurrage devem ser calculadas de acordo com a claúsula que foi acordada.
Alguns contratos definem que a sobreestadia é contato 6 horas da emissão do NOR ou quando o navio atracar. Isso não é uma regra, pode ser negociado no contrato quando deve começar a contar.
NOR- Notice of Readiness – Notificação do navio de pronto a operar.
Demurrage- Cobrança do tempo excedido pelo afretador, gera-se um pagamento de demurrage ao fretador.
Demurrage- The money payable to the owner for delay for which the owner is not responsible in loading and or / discharging after the laytime has expired.
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