Marcio Eduardo Sette Fortes
No Brasil, o crescimento dos
fluxos de comércio, ao longo
dos últimos anos, e o atual
aquecimento da economia são
fatores que têm pressionado a
infraestrutura logística do país.
No caso específico dos portos,
de maneira geral, ainda há muito
por fazer, mas é mister considerar
que as melhorias implementadas
ao longo da última década e meia
foram capazes de proporcionar
a inúmeros terminais uma
configuração mais moderna e ágil,
condizente com as expectativas
de um país que ousou crescer
mesmo diante das adversidades.
A maior produtividade e a redução
dos custos de movimentação de
carga são resultados dessas
melhorias. Os terminais portuários,
hoje, movimentam
aproximadamente 90% do
comércio exterior brasileiro.
Tomaremos como exemplo dessa
nova fase dados de comparação/
expansão dos terminais
de contêineres, da MultiRio, e
de veículos, da MultiCar, no porto
do Rio de Janeiro. Antes, porém,
para uma melhor compreensão
dos fatores conjunturais, tomemos
por foco o aquecimento da
economia, os crescentes fluxos
de comércio e a pressão sobre
a logística portuária.
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