Aplausos para iniciativas de empresas privadas explorando o tema. Ontem tive uma noite super agradável no morro da urca... ao som do nosso ministro da cultura, pessoas bonitas se reuniram a convite do amigo Marcelo Duque, em prol do perigo do Aquecimento Global no planeta; estava tudo perfeito!... Gilberto Gil recebeu convidados como Sandra de Sá que rapidamente falou sobre o Protocolo de Quioto. Na saída ganhei um lindo vazinho com uma muda de Ipê. Que bacana!!! Temos que nos conciêntizarmos... e ter muito respeito a natureza!
O Aquecimento Global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. No site da Uol, saiu uma notícia sobre o relatério da ONU que diz ser; "muito provável", com mais de 90 por cento de probabilidade, que atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, expliquem a maior parte do aquecimento nos últimos 50 anos.
Pesquisadores do CLIMA mundial afirmam que este AQUECIMENTO GLOBAL está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Protocolo de Quioto- Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Esse dado da ONU, deveria ser motivo de vergonha para todas as nações. Pois conclui que a culpa é do homem. Caindo por terra de que seria um ciclo natural do planeta. " A Crise agora é de consciência."
Save this planet
Nenhum comentário:
Postar um comentário