quarta-feira, 10 de outubro de 2007

COMÉRCIO EXTERIOR


Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimentos / BRASIL-MÉXICO

Um resumo do que aconteceu...

Na Sessão Solene de Abertura-O Pronuciamento do Sr. Embaixador ANDRÉS VALENCIA- Embaixador Plenipotenciário do México- Fez um comparativo entre Brasil e México; mostrando estatísticas bem interessantes da relação comercial entre os dois países. Falou sobre o México ser o 6° comprador no mundo de produtos brasileiros. E que o México hoje tem acordos de livre comércio com 42 países. Demostrou que em 2007 o PIB do México é de 888 000 milhões de US$; com base no banco mundial. Já o Brasil é de 1034 000 milhões de US$. E a inflação do México em 2006, é de 4.05 e o Brasil de 3.14; elogiando o desempenho do Brasil.Falou também sobre os Acordos da Aladi- Mercosur, a ACEs 53 e 55, ressaltando o crescimento de 9% depois que as ACEs entraram em vigor em 2003.

O Pronuciamento do Ministro de Estado, interino, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior- IVAN RAMALHO - " Esse ano o Brasil está importando mais do exportando. Porém existe um superávit de quase 40, então sendo assim existe um espaço para o aumento da importação." Falou que as duas economias (Brasil-México) em muitos pontos se assemelham. Que a meta do Brasil é ampliar os acordos existentes hoje; para ampliar o comércio entre os dois países. Falou também sobre a ACE 53, que existe um estudo sobre a redução linear para produtos industrializados e que seriam dois caminhos um geral e o outro setorial. E ampliar listas de produtos no 55.

No Pronuciamento do Sr. CARLOS THADEU DE FREITAS GOMES-Ex Diretor do Banco Central e agora Chefe do Departamento Econômico da CNC-Falou sobre Investimentos do Banco Mexicano no Brasil o Asteca. "E que as importações tem crescido, devido a queda do dolár. Tendo margem para isso. "

Pronunciou o Sr. ERNESTO SILVA- Presidente da Associação dos Empresários mexicanos no Brasil e Presidente da FEMSA- Divisão Mercosul- Mostrou vantagens para o Brasil, pelo fato do México possuir muitos acordos com outros países, em estar usando- o como porta de entrada com esses países acordados com o México. Por outro lado melhorar o relacionamento deles com a China. Pois o México não tem acordos com países asiáticos. Falou sobre o fotalecimento das ACEs 53 e 55.

" A internacionalização não é mais opção, senão uma necessidade." Ernesto Silva

O Seminário ainda contou com o pronuciamento de ARMANDO MEZIAT- Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC e ex-Secretário da SECEX (MDIC) e com a presença de EDSON LUPATINI-Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC.

No final o Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior- FCCE- o Sr. SOUZA LIMA fechou o seminário fazendo um convite a Sra embaixadora DORA RODRIGUES a se mudar para o Rio de Janeiro, junto com a ALADI. rs

Nenhum comentário: