quarta-feira, 18 de março de 2009

O mundo pós-americano... excelente livro de Fareed Zakaria


Esse livro irá render vários post's não só pelo cuidado que Fareed expõe fatos marcantes das relações entre países mas pela maneira comparativa e cuidadosa que nos prende a atenção e nos faz pensar sobre cada acontecimento, o seu objetivo, o seu impacto nível mundo e a chegar no ponto culminante do livro que é a perda do "PODER" dos EUA.
Fareed retrata de maneira detalhada como foi essa perda. Incrível as questões que ele levanta; como por exemplo já citado aqui no blog por Arnaldo Jabor em uma entrevista a CBN dizendo que "Essa crise que estamos passando também é virtual". A dimensão que as coisas tomam hoje é impressionante, um pequeno acidente vira uma grande catástrofe. Hoje, temos canais de notícias 24 horas repetindo a mesma notícia, temos a internet que chega na casa de pessoas que até então não tinham acesso a esse tipo de informação, um exemplo é a segunda guerra mundial quantas pessoas não morreram ali, mas na êpoca não tinha tantos meios de comunicação. Se a guerra fosse hoje sua proporção seria muito maior. Com isso, Fareed quer dizer o seguinte: Olha, as coisas não estão tão ruíns quanto vocês pensam, não! Já teve muito pior mas não era tão divulgado.
p.s Comentário sobre um tema levantado no livro.
Essa postagem tem dedicatória: Para um querido amigo, para que possamos discutir muito sobre esse magnífico livro. Claro! Me apossando de sua culta visão. Bjs,

Um comentário:

Anônimo disse...

Michelle,

Somos expectadores privilegiados desse processo de transformação que na minha sigela,talvez ingênua e,excessivamente,otimista percepção,desencadeará na "humanização" das relações políticas e econômicas."Um mundo pós-americano"se anuncia contendo um DNA mais cosmopolita no processo decisório e consequentemente fraterno nas relações.

A crise atual urge por transformações e cobra respostas imediatas,punindo severamente a inércia.No meu entender elas estão em curso;consolidação do G20,substituindo o clube fechado do G7 na sua arrogante pretensão de impor rumos à economia mundial;sinalizações do governo Obama a uma nova postura do "IMPÉRIO" no que tange ao meio ambiente e relações pragmáticas com países,até então,considerados "inimigos".