domingo, 30 de março de 2014

ETAPAS INICIAIS PARA A EXPORTAÇÃO

Preparar a empresa. Efetuar o registro de exportador - RADAR ou consultar uma Trading Company.

Em conjunto, analisar o mercado para avaliar a viabilidade da exportação. Uma vez identificado o mercado a empresa deve efetuar uma análise com relação a preços praticados no país, diferenças cambiais, nível de demanda, sazonalidades, embalagens, exigências técnicas e sanitárias, custo de transporte, e outras informações que influenciarão a operação. Os fatores culturais são bem importantes nessa etapa, inclusive, para criação de embalagens, etc...
Depois de identificado o mercado que a empresa deseja atingir, estabelecer contato com compradores (importadores) no exterior, visitar feiras e visitar possíveis compradores (importadores).

Ao identificar o importador, enviar amostras catálogo e fornecer informações sobre quantidade disponível, aspectos técnicos, condições de venda, prazo de entrega. Enviar preço unitário da mercadoria, conforme a demanda do importador e iniciar a negociação.

Confirmado o fechamento do negócio, o exportador deve formalizar a negociação enviando uma Fatura Pró-Forma. Não existe um modelo de Fatura Pró-forma, porém, temos no Regulamento Aduaneiro art. 557os dados que devem conter no documento. Nela deve constar informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição de venda (Incoterm) e modalidade de pagamento, meio de transporte. Após a confirmação da Fatura Pró-Forma, é emitida a Fatura comercial - INVOICE que dá inicio a exportação.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom resumo passo a passo para exportacao
Grande abraco

THBS Global Traders

Anônimo disse...

Texto bem elaborado e muito explicativo! O caminho para a exportação/internacionalização não é fácil. Eu, por exemplo, utilizo a B2Brazil, eles são um portal B2B para ganhar mais espaço no meio internacional, vale a pena dar uma conferida no trabalho dos caras, o site deles é o www.b2brazil.com.br

Anônimo disse...

https://www.b2brazil.com.br

Fabio disse...

Comércio Exterior, aumente suas vendas