terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CHINA - Costumes


A pontualidade
A pontualidade é muito importante na China. Isso realmente tem influência no seu relacionamento com outras pessoas, especialmente num relacionamento comercial.
Chegar atrasado numa negociação ou reunião com clientes é ruim. Se tiver problema para chegar pontualmente, será legal ligar para as pessoas para avisá-los, para que elas possam aproveitar o tempo e arranjar outras coisas para fazer. Geralmente, se um chinês chega numa negociação atrasado, sem aviso nem desculpa, significa que ele será o problema/obstáculo na negociação, e o atraso dele na verdade mostra que ele não é favorável ao negócio. Por causa disso, chegar atrasado sem aviso é meio rude.

Como os chineses se cumprimentam
Os chineses se cumprimentam apertando as mãos. Às vezes os homens batem no ombro um do outro (pode ser uma batida forte), e isso é um gesto muito amigável, com o sentimento que ele o considera um amigo e um bom sujeito.
Amigos muito próximos às vezes se abraçam. Dar beijos é raro, acontece normalmente dentro da família ou entre amigas íntimas.
Quando você encontrar com um grupo de clientes chineses, a primeira pessoa que você tem de cumprimentar é a mais respeitada do grupo, em vez das mulheres. Normalmente esta pessoa é a mais velha do grupo, homem ou mulher, não importa. Além disso, as pessoas idosas do grupo são sempre mais respeitadas. Se não tiver certeza, pergunte a seu colega chinês.
Quando você trocar seu cartão de visita com seus clientes, dê e receba os cartões com duas mãos. Isso é muito importante na China, que mostra um gesto de respeito, tanto ao seu cliente quanto a você. Se começar jogando o seu cartão na mesa, será considerado mal-educado e em geral, já perderá no primeiro momento.
fonte: Site sobre a China

Nenhum comentário: