quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Resumo do Seminário Bilateral Brasil-Índia

Na segunda-feira da 13 aconteceu na CNC/FCCE o Seminário Bilateral de Comércio Exterior Brasil- Índia
A Abertura do Seminário contou com o Ministro das Cidades- Márcio Fortes, que vislumbra para 2010 o encontro do Banco Mundial na cidade do Rio de Janeiro.
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Leonardo Gomes da Câmara de Comércio Brasil- Índia
Demostrou alguns números da Índia:
PIB- 9,2 crescimento real
Universidades- 17.000
17% População Mundial
30 Cidades com mais de 1 milhão de pessoas.

Oportunidades: Telecomunicações, Têxtil, Construção Civil e T.I.

Fábio Martins Faria- Diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior -DEPLA/SECEX/MDIC

Dados da Balança Comercial:
Índia- Comércio/Serviços- Superavitário
Brasil- Deficitário
Índia -Bens- Deficitário
Gargalos: Logística

O Seminário ainda contou com a participação do Secretário da produção do MDIC, Armando Meziat e com Jovelino Gomes Pires – Presidente da Câmara de Logística da AEB.

O Seminário veio em um bom momento, momento esse em que o Brasil participa do IBAS (Forum Trilateral Brasil, África do Sul e Índia); e que o presidente está reunido para discutir sobre acordos e novos projetos como: Portos e Aeroportos, para facilitar a logística entre esses 3 países. Como também linhas diretas no Transporte Marítimo.
Segue uma matéria sobre o IBAS da Gazeta Mercantil:

IBAS- Brasil, África do Sul e Índia buscam eficiência
Os empresários do Brasil, da Índia e África do Sul aproveitam o Fórum de Diálogo Ibas - grupo que reúne os três países - para discutir melhorias no transporte a fim de ampliar o comércio trilateral. A idéia é buscar soluções para o transporte marítimo de cargas, responsável pela maior parte do comércio entre as três nações. A informação foi divulgada pelo gerente executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Frederico Álvares, que integra a comitiva brasileira em Nova Delhi (Índia). Segundo Álvares, para melhorar o sistema de transporte marítimo seriam necessárias intervenções como a revitalização dos portos e a criação de linhas diretas entre esses três países.

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