terça-feira, 21 de abril de 2009

G- 8 está próximo do fim


Os países ricos não se entendem nem sobre como lidar com a fome no mundo nem com a posição dos países emergentes. A primeira reunião entre ministros da Agricultura da história do G-8 (países industrializados) com as economias em desenvolvimento, entre eles o Brasil, se transformou em um grande fiasco e uma demonstração de mal-estar com os países emergentes. Depois de horas negociando uma nova estratégia para lidar com o setor agrícola no planeta, a declaração final do G-8 exclui a posição dos países emergentes. Mesmo assim, a estratégia não passa de uma lista de boas intenções sem qualquer compromisso político entre os países ricos. A posição de cada país emergente será apenas citada em um resumo feito pelos italianos, que organizam o evento em Treviso. Segundo diplomatas de países emergentes, o fiasco na reunião é uma demonstração da crise de identidade que vive o G-8 depois do estabelecimento do G-20 e do surgimento das economias emergentes no cenário internacional. Diante da recessão internacional, ficou claro que o G-8 já estava ultrapassado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde meu nome é Rosilene e quero primeiramente parabenizá-la pelo blog, sinceramente eu adorei, é ótimo as informações postadas no blog é de muito bom gosto para quem quer saber melhor sobre os acontecimentos que envolve as relações internacionais.

Eu curso faculdade de Gestão em Comércio Exterior mas inelizmente ainda não tive a oportunidade de trabalhar nesta área, mas estou investindo para que isso aconteça,além da faculdade estou à procura de cursos de aperfeiçoamento em Comex, estpu querendo fazer pelo Senac de Jundiaí, mas o curso baseia-se só na teoria,como não encontrei um curso na minha região em aulas práticas como o Siscomex, optei por fazer pelo Senac. Sei que esta área é muito difícil pois exige muitos conhecimentos.

E se não for muita incoveniência será que poderíamos trocar informações quer dizer, claro que você tem muito mais conhecinmento do que eu, mas é que tenho muita vontade mesmo de saber como é trabalhar na prática e conhecer melhor este ramo de Comércio Exterior, sei que você cursou Faculdade de Relações Internacionais, e tem muita diferença como foi começar nesta àrea?

Agradeço desde já pela gentileza.


Atenciosamente,

Rosilene

MICHELLE FERNANDES disse...

Resposta:

Obrigada Querida,

Tem uma escola chamada CESCOMEX onde eles ministram cursos em SP, pode deixar que todos que chegarem eu te encaminho.
Vamos nos falando.

Bjs e boa sorte!