segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

INCOTERMS 2011


INCOTERMS 2010

As mudanças na versão 2010 alteram significativamente a forma de interpretação e redação dos Contratos de Compra e Venda Internacionais. Em anexo, segue um resumo dos Incoterms 2010.

A Câmara de Comércio Internacional de Paris decidiu que haveria uma revisão dos Incoterms a cada dez anos. Assim, a versão é 2010, que entra em vigor em 01/01/2011.

As mudanças mais visíveis foram a redução de 13 para 11 termos e a criação de dois novos termos DAT (Delivered At Terminal) e DAP (Delivered at Place) que substituíram os termos DAF (Delivered at Frontier); DES (Delivered Ex Ship), DEQ (Delivered Ex Quay) e DDU (Deliered Duty Unpaid) tornando-os mais objetivos.

O termo FOB, muito usado nas negociações internacionais sofreu alteração.
Anteriormente FOB FREE ON BOARD, era considerado de responsabilidade do vendedor/exportador a entrega da mercadoria até a murada do navio.

A partir de 01/01/11, terá a seguinte interpretação: FOB FREE ON BOARD a responsabilidade do vendedor/exportador vai até a mercadoria a bordo do navio. O que mudará muito também, para fins de seguro da mercadoria.


Segue link para consulta na INTERNATIONAL CHAMBER COMMERCE- ICC:

http://www.iccwbo.org/incoterms/

3 comentários:

Mário disse...

Michelle, muito importante este seu artigo. Quanto mais informação sobre as mudanças, melhor será o entendimento sobre os novos Incoterms. Parabéns pela iniciativa.
Att.
Mário Lopes

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle Fernandes disse...

Prezado Mário,

Obrigada pela visita!

Essa é a nossa finalidade.
Espero sempre poder ajudar de alguma forma.



Sds,
Michelle Fernandes