quarta-feira, 19 de setembro de 2007

RELAÇÕES INTERNACIONAIS


SOCIOLOGIA
Conceito
O Próprio nome já diz; é o estudo do índividuo dentro da Sociedade.
É uma ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições.
foto: Auguste Comte
História
A Sociologia é uma área de interesse recente, mas foi a primeira ciência social a se institucionalizar. Antes, portanto, da Ciência Política e da Antropologia.
O termo Sociologie foi criado por Auguste Comte*, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia. Seu esquema sociológico era tipicamente Positivista*, (corrente que teve grande força no século XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social.
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII com as Revoluções Industrial e Francesa, trouxeram muitos problemas. A Sociologia surge no século XIX como forma de entender esses problemas e explicá-los. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do Capitalismo moderno*.

Não podendo esquecer outros nomes de filósofos e pensadores, que tiveram grande importância na sociologia como: Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber.
Entre os principais nomes do estágio inicial da sociologia norte-americana, podem ser citados: William I. Thomas, Robert E. Park, Martin Bulmer e Roscoe C. Hinkle.

*Augusto Comte- pai da Sociologia- Criou a filosofia positiva. Que segundo ele só a filosofia positiva é a mais importante para a prática e pode ser considerada a única base sólida da reorganização social.
*Capitalismo Moderno- dado pela Revolução industrial.

Nenhum comentário: