quarta-feira, 26 de setembro de 2007

RELAÇÕES INTERNACIONAIS


Rodada Doha
São Paulo - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse na noite de hoje (25) que também acredita na possibilidade de a Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), ser concluída neste ano. Nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou estar"convencido"de que o acordo possa ser fechado em 2007.
“É possível até que seja mais fácil, a partir desse encontro nos Estados Unidos, este destravamento começar pelos americanos do que pelos europeus, que têm um fechamento de mercado e protecionismo para produtos agrícolas e pecuários às vezes maior do que os Estados Unidos”, afirmou o ministro, que participou da 41º Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Miguel Jorge comentou ainda a queda na cotação do dólar, que voltou a ficar abaixo de R$ 1,90 e fechou hoje em R$ 1,861. “Isso ajuda as empresas brasileiras, porque elas têm importados. Se a gente verificar a pauta de importações das empresas, elas têm importado basicamente máquinas e equipamentos. Isso significa que a indústria brasileira está comprando para aumento da capacidade de produção, aumento da produtividade e modernização da indústria”, disse.
De acordo com o ministro, isso “afasta, a médio e longo prazo, o risco de inflação de demanda” e “faz com que as empresas tenham capacidade de competir”.
Também participaram do encontro organizado pela Abras o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.
Fonte:Elaine Patricia Cruz Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário: